Quais são as principais alterações no Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce?
Após 10 edições consecutivas dedicadas a incentivar o aparecimento de novos talentos nas áreas da produção literária e da ilustração infanto-juvenis, o Pingo Doce quer agora premiar trabalhos originais e inéditos de autores que já tenham obra publicada em livro. Para se candidatarem será necessário ter idade mínima de 18 anos e pelo menos um trabalho já publicado em livro e lançado no mercado.
Se já for autor de uma obra publicada em livro mas sem a coordenação de uma editora, como por exemplo, uma edição de autor ou uma tese académica, posso participar?
Não, na 11ª edição o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce passa a distinguir trabalhos originais e inéditos de autores com experiência prévia de publicação em livro, que tenham beneficiado do apoio de uma editora, e que esteja ou tenha estado no circuito comercial.
Posso candidatar-me com uma compilação de várias pequenas histórias ou deverá ser um tema único?
O participante deverá candidatar-se com uma história única. Podendo, contudo, candidatar-se com mais do que uma história, desde que enviadas separadamente e com pseudónimos diferentes.
Escrevi uma história com um amigo e gostaria de fazer uma candidatura em nome dos dois, posso?
Não, os candidatos devem apresentar as suas candidaturas individualmente, estando, assim, excluída qualquer situação de coautoria.
Tenho um texto ou uma ilustração que nunca foi publicado/a em livro mas que já saiu num jornal / revista / site / blog. Posso candidatar-me com esses conteúdos?
Não, não pode. Os autores só se poderão candidatar com obras originais e inéditas, que nunca tenham sido partilhadas em meios de comunicação públicos. Sendo que, só se poderá candidatar a este prémio quem já tenha publicado em livro e lançado no mercado pelo menos uma obra.
Com que tipo de texto me posso candidatar?
Com obras de literatura infantil escritas em qualquer formato de texto (prosa ou verso) que, sem prejuízo de poderem interessar e cativar leitores de todas as idades, deverão ser dirigidos a um público na faixa etária entre os 5 e os 10 anos.
Posso candidatar-me com uma obra escrita noutra língua que não a Língua Portuguesa?
Não, estamos perante um Prémio de Literatura Infantil Português.
É necessário colocar o título na capa?
Não é necessário colocar o título na capa.
O Pseudónimo escolhido poderá ser o meu primeiro e último nome?
Não, o pseudónimo escolhido não poderá corresponder, total ou parcialmente, a um pseudónimo anteriormente utilizado e/ou associado ao autor ou ser composto por qualquer um dos nomes do candidato, nem com os mesmos apresentar qualquer semelhança.
Não quero escolher um pseudónimo diferente do meu nome porque quero que, em caso de ser vencedor, a obra tenha o meu nome real.
A escolha de um pseudónimo tem por objetivo a garantia do anonimato de todas as candidaturas. No caso de ser o vencedor, poderá optar por colocar o pseudónimo ou o seu nome verdadeiro no livro final.
Não consigo submeter a candidatura de texto em formato doc, qual a alternativa?
Para as candidaturas de texto aceitamos também o formato docx. ou OpenOffice.
Não consigo submeter a candidatura de ilustração em formato .pdf, qual a alternativa?
Para as candidaturas de ilustração aceitamos também .zip e .rar
Como posso fazer comprovativo de obra publicada? Para que serve este comprovativo?
Bastará na candidatura anexar um .pdf integral ou parcial da obra publicada, fotografias do livro e/ou link onde o livro esteja em comercialização. Para estes ficheiros será mantida a confidencialidade em todas as fases do processo, não sendo por isso partilhados com o júri. Servirão apenas para comprovar que se trata de um autor com obra publicada.
O valor anunciado do Prémio de cada categoria é 25.000€. É este o valor que o vencedor receberá?
Não. O vencedor receberá o valor que resultar da dedução, ao prémio de 25.000€, da retenção na fonte à taxa legal aplicável a rendimento de propriedade intelectual, que estiver em vigor à data do pagamento.
A transmissão dos direitos de autor que os vencedores devem aceitar aplica-se apenas à primeira edição da obra ou também a eventuais re-edições do livro que reunirá as obras vencedoras?
A transmissão dos direitos patrimoniais de autor é total e definitiva relativamente à obra em questão.
Como posso saber quando será publicado o livro vencedor?
O livro será publicado entre novembro e dezembro de 2024 em data a anunciar no presente site.
Não tenho nacionalidade portuguesa mas resido em Portugal. Posso candidatar-me a alguma das fases de texto ou ilustração?
Sim, podem candidatar-se a qualquer das categorias de texto ou ilustração todas as pessoas singulares com mais de 18 anos, residentes em Portugal.
Após submeter a candidatura, não recebi o email comprovativo de receção. O que devo fazer?
Por favor verifique se o email se encontra na sua pasta de spam. À exceção do email comprovativo de receção, a Organização do Prémio não prestará qualquer informação sobre as candidaturas em avaliação, quer através de plataformas digitais, quer através do Serviço de Apoio ao Cliente.