É tão bom
encontrar-nos assim.
Em qualquer lado.
Raquel Salgueiro é a autora de “Assim como tu”. Tem 48 anos, é livreira e vive em Castelo de Vide, Alentejo.
Foi a natureza da paisagem alentejana, que há quatro anos a fez deixar a agitação da vida em Lisboa, que inspirou Raquel Salgueiro a dar forma à história “Assim como tu” – um conto que resulta da sua própria experiência e das relações que foi estabelecendo ao longo da vida.
“Quis escrever uma história simples, sobre pessoas, que fosse transversal e na qual todos pudessem rever-se. Enquanto seres humanos, temos caraterísticas e passamos por experiências comuns, por isso, encontramos pontos de contacto com a vida de Antónia, a personagem principal do conto”, refere a autora.
“É uma história para todas as idades, que mexe muito com as emoções. Uma criança ou jovem lê-a mas um adulto pode lê-la também com agrado e vai rever-se em coisas que ali estão, como o primeiro amor, a primeira vez que o coração bate mais depressa ou a primeira perda”, acrescenta.
Uma das caraterísticas mais marcantes do texto é o facto de utilizar uma linguagem simples e sem subterfúgios. Os temas são abordados com naturalidade e sem infantilidade. “Não vale a pena proteger as crianças dentro de uma campânula, à espera que as coisas não as atinjam. É preciso falar sobre elas”, considera Raquel Salgueiro.
Conheça os livros e os autores vencedores, das edições anteriores do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.