É tão bom
encontrar-nos assim.
Em qualquer lado.
O Nutri-Score é um sistema de rotulagem europeu, desenvolvido pela autoridade de Saúde Francesa, que avalia o valor energético e nutricional de um produto. Através de um código de 5 letras (de A a E) e cores correspondentes (de verde escuro a vermelho), simplifica a informação nutricional numa única pontuação, facilitando a escolha de produtos entre semelhantes. A classificação A define os produtos de maior qualidade nutricional e a E aqueles que devem ser consumidos em menor quantidade e frequência.
O Nutri-Score é um símbolo nutricional presente na parte frontal das embalagens dos produtos alimentares, que fornece informação sobre o valor nutricional dos alimentos. Este logótipo permite que os consumidores façam melhores escolhas alimentares entre produtos da mesma gama ou categoria.
Ajudar o consumidor a fazer opções alimentares de forma consciente e informada é uma das preocupações do Pingo Doce. Um papel que assume ativamente, através do pilar estratégico “Promover a saúde pela alimentação”. Desde 2006, que o Pingo Doce introduziu voluntariamente a informação nutricional nas embalagens dos seus produtos de Marca Própria, indicando a percentagem de Valores de Referência médios para adultos e crianças. Agora, com a inclusão do Nutri-Score, o cliente pode fazer uma leitura rápida do perfil nutricional do produto sem nunca perder a informação completa que consta da tabela nutricional.
O Nutri-Score classifica a qualidade nutricional dos alimentos. Um produto classificado com a letra A, sobre verde, é um alimento nutricionalmente mais interessante do que um produto classificado com a letra E, sobre vermelho. Para esta classificação contribuem fatores como a percentagem de fruta, hortícolas, leguminosas, oleaginosas, óleo de colza e de noz e azeite, bem como a quantidade de fibra e de proteínas.
Perfil nutricional aconselhado
Valorizado na Dieta Mediterrânica
Perfil nutricional menos interessante
Consumir em menor quantidade
Para calcular a pontuação de cada produto, é usado um algoritmo matemático que tem em conta a composição natural do produto.
A classificação é obtida mediante a ponderação entre componentes cuja presença é mais desejada e aqueles cuja presença deve ser mais restringida. O resultado é depois convertido na escala da Nutri-Score, que varia entre cinco cores, do verde escuro, associado à letra A até ao laranja escuro, associado à letra E. No entanto, esta classificação não pretende ditar o que se pode ou não se pode consumir. Enquanto os alimentos mais à esquerda da escala devem ser consumidos com maior frequência, os alimentos mais à direita devem ser consumidos de forma ocasional, embora todos possam fazer parte de uma dieta variada.
Fibras, frutas, vegetais e proteínas
Calorias, açúcares simples, ácidos gordos saturados e sal
Ajuda a comparar vários tipos de óleo de acordo com o teor de gordura saturada. Enquanto a manteiga, os óleos de coco e de palma obtêm um E, o azeite e os óleos de nozes e colza obtêm um C.
Para o pequeno-almoço, por exemplo, ajuda a escolher entre pão, bolos, cereais ou bolachas e, até, entre vários tipos de cereais (flocos de milho, muesli, arroz tufado com chocolate) ou diferentes marcas.
É colocado na frente da embalagem para facilitar a leitura
Útil para uma escolha rápida, no entanto não dispensa a leitura cuidada da tabela nutricional e lista de ingredientes
As letras são apenas uma ajuda para a construção de uma dieta variada e equilibrada, acompanhada de atividade física
Uma melhor classificação não é sinónimo de que os produtos são mais saudáveis
As classificações D e E não prejudicam um produto, apenas significam que devem ser consumidos com moderação
As classificações A e B não significam que o produto deve ser consumido sem moderação