Como fazer uma tábua de queijos
Esqueça os jantares complicados com mesas cheias de louça e talheres. Sugerimos-lhe fazer um jantar de tábua de queijos, uma solução prática para uma refeição rica em sabores variados. Simplifique!
Os ingredientes prontos a comer são a melhor escolha: queijos, enchidos, patês, fruta fresca, frutos gordos (oleaginosas), pão, bolachas, azeitonas e pickles. Não se esqueça do equilíbrio entre o salgado e o doce – pequenos pormenores fazem toda a diferença.
Há queijos que acompanham muito bem com fruta fresca e enchidos que combinam com frutos gordos e compotas. O melhor desta refeição? Ter a oportunidade e a liberdade para juntar sabores e texturas de forma criativa e espontânea. Não se esqueça que “os olhos também comem”. Vai adorar receber elogios sobre a composição da sua tábua. Pronto para “picar”?
Inspire-se para fazer um jantar de tábua de queijos com a nossa infografia.
Preparação
Siga estas dicas e prepare uma tábua de queijos rica em cores, texturas e sabores.
• Faça sempre uma lista de compras com todos os ingredientes.
• Retire os ingredientes do frigorífico 30 minutos antes de os colocar na tábua e deixe-os à temperatura ambiente num local seguro.
• Utilize uma base cortante e espaçosa, opte por madeira, ardósia ou mármore.
• As quantidades vão depender do número de convidados. Não deixe que fiquem com os olhos postos numa tábua vazia.
Queijos e enchidos
• Opte por uma seleção diversificada entre queijos internacionais, como brie, camembert, chévre… e queijos nacionais de cabra, ovelha amanteigado, da Ilha, Nisa, picante Beira Baixa… Alguns enchidos como fuet, presunto, sortido de porco preto…
• Coloque os queijos e os enchidos na tábua. Corte apenas 3 ou 4 fatias finas e deixe o resto por cortar.
• Coloque as facas próximos dos ingredientes, considerando faca com serrilha para queijos mais rijos e enchidos e faca sem serrilha (tipo “faca de manteiga”) para queijos mais macios e patês. Os queijos amanteigados devem ser servidos com colher.
Para acompanhar
• Espalhe “desorganizadamente” algumas oleaginosas, como amêndoas, cajus, nozes.
• O chocolate negro, pela sua textura e sabor amargo é ótimo para acompanhar com ingredientes salgados, deite sobre a tábua chocolate negro partido grosseiramente aos pedaços.
• Coloque fruta fresca, uvas, ameixas, figos, cerejas, meloa, são ótimas opções que harmonizam perfeitamente com queijos. A fruta inteira como cerejas, framboesas… deve colocar diretamente na tábua e a fruta fatiada coloque numa taça com palitos.
• Sirva com pão variado (tipo regional, com sementes, azeitonas, frutos secos…), broa, tostas e crackers. O pão branco e o pão escuro de sementes ou bro, deve estar fatiado e distribuído pela tábua. Coloque as tostas próximas dos queijos amanteigados.
Bebidas
- Pode selecionar os vinhos conforme os gostos ou a estação do ano. Experimente diferentes regiões nacionais e combine os vinhos com as regiões dos queijos e enchidos. Saiba como escolher vinho para a refeição.
- Pode também acompanhar com cerveja, caipirinha, sangria e bebidas não alcoólicas.
- Se tem crianças faça uma tábua com queijos mais suaves, frutas coloridas, fiambre e vegetais crus, como a cenoura. Vão ficar deliciados com a ideia de comerem todos do mesmo “prato”.