Como fazer um piquenique
As tardes quentes e os dias longos convidam a programas ao ar livre. Em família ou entre amigos, sabe bem voltar a partilhar momentos juntos, embora com a cautela dos novos tempos que vivemos. Os piqueniques, se feitos com as medidas e as distâncias de segurança aconselhadas, são a solução ideal para matar as saudades dos convívios de que tanto sentimos falta. Mas para que tudo corra da melhor forma, reserve algum tempo para organizar os mais pequenos detalhes.
Tenha presente a lista de convidados, não ultrapasse o limite máximo de 10 pessoas, e tenha especial atenção aos mais velhos, mantendo alguma distância de segurança e o uso da máscara social sempre que possível, retirando apenas no momento de comer. Partilhe ideias de ementas com os familiares e amigos e perceba se existe alguém com restrições alimentares, dê atenção à previsão meteorológica e à escolha do local, tenha à mão cestas, mantas, acumuladores de gelo e arcas térmicas.
Veja as nossas dicas para conseguir fazer um piquenique perfeito e em segurança.
Como preparar um piquenique
1. Distribua em caixas e em frascos todos os alimentos e bebidas que pretende levar, evitando a partilha de copos ou outros recipientes. Tenha sempre presente o espaço que cada um vai ocupar.
2. As tartes e as empadas devem estar antecipadamente cortadas e guardadas em caixas bem fechadas. Neste caso, coloque alguns palitos simples ou de cocktail e espete-os nas porções individuais.
3. Envolva as sanduíches em papel de alumínio ou guardanapos e coloque-as em sacos herméticos.
4. Leve as frutas já descascadas e cortadas para que fiquem prontas a serem consumidas.
5. Coloque as infusões aromatizadas e as águas frescas em garrafas de vidro.
6. Assim que tiver as comidas prontas coloque tudo numa prateleira superior do seu frigorífico. Vai querer que permaneçam no frio até ao último momento. Quanto mais fresca estiver a comida mais agradável lhe vai saber.
7. Tenha em conta a capacidade da sua arca ou do saco térmico. Organize o espaço e conserve os alimentos mais frágeis nas partes superiores. Não se esqueça dos blocos de gelo: vão manter as temperaturas adequadas aos diferentes tipos de alimentos.
8. Leve uma pequena tábua limpa e um canivete. Poderá querer cortar um queijo (de preferência curado e seco) ou fatiar enchidos, que tão bem acompanham uma fatia de pão.
9. Não se esqueça de que, muito provavelmente, se vai sentar no chão, quer seja na relva ou na areia. Leve uma manta que tenha forro de lona e algumas almofadas para se sentir mais confortável. Se tiver convidados com mais idade, pondere levar algumas cadeiras baixas e fáceis de transportar.
10. A frescura natural da sombra das árvores é um descanso, mas se optar pela praia não se esqueça de um bom chapéu-de-sol. Proteja-se do calor e mantenha as arcas e os sacos térmicos à sombra enquanto se aguarda o consumo dos alimentos.
11. Tenha à mão um repelente natural de insetos ou uma vela de citronela. Vão ajudar a afastar os insetos mais atrevidos que se vão querer juntar à festa e pousar na sua comida. E não se esqueça do álcool-gel para desinfetar as mãos e outros objetos sempre que possível.
12. Antes de sair de casa verifique se os líquidos estão bem selados, as caixas bem fechadas e os frascos bem apertados.
13. Não se esqueça dos guardanapos ou rolos de cozinha e de sacos para os lixos indiferenciados e recicláveis. Evite os talheres e pratos de plástico, utilize material reutilizável ou biodegradável.
Se estiver sem tempo para cozinhar há sempre o Take Away do Pingo Doce, com uma oferta de pratos e snacks para todos os gostos.
Onde fazer um piquenique
• Caso prefira um parque, opte por um com muita sombra e com um relvado extenso, com área útil para as crianças brincarem. Pode inclusive organizar actividades de rua e jogos tradicionais em que todos possam participar, desde que considere as distâncias de segurança.
• Um pinhal é uma ótima opção se gosta de fazer grelhados. Escolha um local com zona de churrascos, leve a sua grelha, o seu carvão e certifique-se que pelo menos um dos convidados adora fazer grelhados. A carne e o peixe devem estar previamente temperados, prontos a serem cozinhados. Não se esqueça que devem ser transportados tendo em atenção a temperatura adequada à conservação.
• Se optar por uma praia, dê especial atenção aos alimentos mais leves e faça um maior consumo de líquidos.
• Se o seu piquenique implicar uma caminhada, lembre-se de levar refeições mais calóricas e leves, em função do peso a transportar e da duração do percurso pré-definido. Seja prático e prepare alimentos que consigam repor as energias gastas pelo esforço despendido.
O que fazer para um piquenique
Agora que o dia e o local estão reservados, o segundo passo é organizar as ementas e as quantidades. O melhor é selecionar receitas que não sejam difíceis de executar, de pratos fáceis de transportar. Evite molhos feitos com ovos frescos e alimentos que se possam deteriorar com as temperaturas mais elevadas. Organize a sua ementa por fases e escolha as melhores receitas conforme o número de pessoas e a sua idade.
Veja as nossas sugestões de receitas para levar para um piquenique divididas por tipo de comida e bebida. São receitas muito simples e práticas!
Aperitivos
Presunto serrano com tortilha de milho
Pão recheado com espinafres e queijo feta
Croquetes de courgette
Empadas e bolas
Empadas de galinha
Rissóis de polvo
Bola de frango do campo
Almofadinhas de bacalhau
Bola de legumes
Tortilhas de atum
Frittata de pimentos e queijo
Acompanhamentos
Salada de feijão-frade com tofu
Salada de quinoa, feta e mirtilos
Salada de grão com atum
Salada de quinoa com cavala e feijão-preto
Bebidas
Infusão de camomila e abacaxi
Infusão de citrinos com mirtilos
Cocktail de kiwi
Frutas e doces
Muffins de maçã
Tarte com frutas de verão
Bolachas de amêndoa
Madalenas de frutos silvestres
Salada de frutas de Verão