Preparação

Passo 1
Pique as frutas cristalizadas, tendo o cuidado de deixar algumas de parte para decorar o bolo-rei.
Passo 1
Passo 2
Misture as frutas cristalizadas e deixe a macerar com o vinho do Porto.
Passo 2
Passo 3
Dissolva o fermento de padeiro em 1 dl de água morna e junte-lhe uma chávena de farinha. Misture bem, tape com película aderente e deixe levedar num lugar quente durante 15 minutos.
Passo 3
Passo 4
Bata a margarina com o açúcar e junte os quatro ovos um a um.
Passo 4
Passo 5
Adicione as raspas de limão e laranja. Envolva a mistura do fermento (entretanto já levedada).
Passo 5
Passo 6
Adicione a restante farinha e o sal. Ligue bem a massa até que a mistura fique elástica e macia. Se preferir pode amassar com uma colher.
Passo 6
Passo 7
Junte as frutas maceradas e volte a amassar.
Passo 7
Passo 8
Pique os frutos secos (reserve parte para decorar) e envolva. Molde a massa em forma de bola, polvilhe-a com farinha e tape-a com película aderente, deixando levedar durante 3 horas ou até duplicar de volume.
Passo 8
Passo 9
Coloque a forma num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e e faça um buraco no centro. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
Passo 9
Passo 10
Pincele o bolo com a gema de ovo batida e enfeite toda a superfície com as restantes frutas cristalizadas e frutos secos. Coloque o açúcar em pó em três montinhos por cima do bolo-rei e leve-o ao forno durante 35 a 45 minutos. Deixe arrefecer antes de servir. Em média este bolo-rei dará 15 fatias.
Passo 10
Curiosidade
Sabia que o bolo-rei representa a chegada dos três reis magos? O tom dourado da côdea representa o ouro, o aroma o incenso e as frutas a mirra.