Como distinguir salmão e truta salmonada?
Diferenças entre salmão e truta salmonada
Ambos os peixes são muito ricos em proteínas e outros nutrientes, tais como ómega 3 e vitamina B12. Apesar das parecenças, o salmão e a truta salmonada, têm algumas diferenças que saltam à vista.
A cor
A truta salmonada tem uma cor mais intensa do que o salmão, graças ao chamado processo de “salmonização”. Este processo passa pela ingestão de um pigmento, que existe naturalmente nos peixes, ou é fornecido através de um suplemento alimentar.
A forma
A truta tem uma forma mais arredondada do que o salmão, o que, em termos de aproveitamento do peixe, faz dele um peixe mais versátil, de onde se conseguem os melhores filetes. A truta tem também menos espinhas do que o salmão e são mais fáceis de remover.
O tamanho
Os tamanhos variam bastante, mas no mercado a truta tem habitualmente entre dois a seis kg, enquanto o salmão tem três a cinco kg.
O sabor
Tanto o sabor da truta como do salmão é puro, rico e natural, não precisando de muito tempero. São ótimos para pratos crus (como sushi, sashimi e tártaro), marinados (como os ceviches) ou levemente cozinhados e braseados.
Nutrientes
Tanto a truta como o salmão contêm proteínas e outros nutrientes, tais como ómega 3 e vitamina B12
Cozinhar
Há também diferenças quando chega a hora de preparar o pescado para o cozinhar.
A truta salmonada tem um sabor único e inconfundível, sendo um peixe muito versátil, saboroso e de fácil preparação.
Como cozinhar truta salmonada
A truta salmonada tem um sabor único e inconfundível. Este facto deve-se às características do seu habitat natural: a foz onde o mar se encontra e se mistura nas águas doces do rio.
A produção em aquacultura na Noruega começou com a truta. Hoje em dia, esta é uma atividade de muito sucesso, sendo este país um dos líderes neste processo de produção.
A truta salmonada faz a delícia dos consumidores um pouco por todo o mundo, sendo um peixe muito versátil, saboroso e de fácil preparação.
De modo a manter todo o seu sabor, textura e cor única, a truta salmonada não deve ser cozinhada a temperaturas muito altas. É preferível consumir em cru, como sushi, sashimi ou tártaros; marinada ou levemente braseada.
Marinada ou cozinhada a baixa temperatura é perfeita para refeições do dia a dia e para impressionar familiares e amigos.
Para resultados ainda mais saborosos sugerimos colocar a truta salmonada numa marinada de sal e água durante aproximadamente 10 minutos e servir em fatias finas ou num ceviche cheio de sabor.
Experimente a receita de truta salmonada com legumes, cozinhada com uma crosta de sementes, aveia e milho ou uma deliciosa truta salmonada com cuscuz de laranja.
Como cozinhar salmão
O salmão vende-se inteiro, mas o mais certo é comprá-lo já preparado em postas e lombos. Enquanto os lombos são preparados sem a pele, as postas, regra geral, são cozinhadas com pele, ainda que escamadas.
Tal como a truta, é um peixe ótimo para receitas em cru, como ceviches e sushi. Não é por acaso que este é um dos peixes mais consumidos em Portugal.
Quando comprar salmão fumado certifique-se que é mesmo salmão, já que também a truta salmonada se consome fumada.
Vai cozinhar com salmão? Saladas, pastas, lasanhas, espetadas, pizzas… Há um mundo de receitas com salmão que o vão deliciar. Aventure-se com a nossa coleção de receitas de salmão.
- Quando comprar salmão fumado certifique-se que é mesmo salmão, já que também a truta salmonada se consome fumada.