Passo 1
Tempere os filetes com o alho em pó, ½ colher de chá de sal, uma pitada de orégãos e sumo do limão. Lave a curgete e, com a ajuda da mandolina, corte-a em tiras finas no sentido do comprimento.
Passo 2
Coloque as tiras de curgete e sobre um grelhador bem quente, salpique-as com cerca de 1/2 colher de chá de sal e uma pitada de orégãos.
Passo 3
Aqueça duas colheres de sopa de azeite numa frigideira, junte-lhe a cebola e o alho-francês picados e o talo de aipo cortado em lâminas finas.
Passo 4
Deixe cozinhar em lume moderado enquanto pela as cenouras e as corta em cubos pequenos. Junte a cenoura à mistura de cebola, tempere com uma colher de chá de sal, tape e deixe suar cerca de 10 minutos em lume moderado a brando. Vire as tiras de curgete e deixe grelhar do outro lado mais 3 a 4 minutos.
Passo 5
Noutro tacho, aqueça a restante colher de sopa de azeite, polvilhe com a curcuma e adicione o arroz. Deixe fritar cerca de 1 minuto, adicione duas a três tiras de casca do limão e regue com a água a ferver.
Passo 6
Mexa com um garfo, tape e deixe cozinhar em lume moderado cerca de 15 minutos. Junte a polpa de tomate aos legumes, mexa e deixe ferver suavemente.
Passo 7
Sobreponha ligeiramente duas tiras de curgete, por cima disponha os filetes bem escorridos, enrole-os e prenda-os com um palito.
Passo 8
Cerca de 6 minutos antes de terminar a cozedura do arroz, coloque os rolos no tacho sobre os legumes.
Passo 9
Cozinhe tapados, sobre lume brando virando, cuidadosamente, a meio do tempo.
Passo 10
Corte o cebolinho em rodelas com uma tesoura, adicione-o ao arroz e mexa com um garfo. Sirva os rolos com os legumes, acompanhados com o arroz.