Indispensável na Páscoa, apresentamos-lhes um prato que é tradicional nesta época, mas com um toque diferente: um folar de canela. Siga a nossa receita e não se esqueça de, para finalizar, decorar com amêndoas de chocolate. Uma delícia!
Num tacho, derreta os 30 g da manteiga. Junte-lhe o leite morno, 30 g de açúcar e a levedura de padeiro. Mexa muito bem e deixe repousar durante cerca de 10 minutos ou até a mistura começar a formar bolhas.
Passo 2
Peneire a farinha com o sal para uma taça e abra uma cavidade ao centro. Deite na cavidade a gema e a mistura anterior e comece a amassar até obter uma massa lisa e elástica. Reserve a clara.
Passo 3
Molde a massa em bola, coloque-a numa taça polvilhada com farinha, tape com película aderente ou embrulhe num pano e deixe levedar durante 1 hora em local quente.
Passo 4
Entretanto, noutra taça, misture a restante manteiga, à temperatura ambiente, e o restante açúcar e a canela com a ajuda de um garfo, até obter uma pasta.
Passo 5
Polvilhe a bancada com farinha e estenda a massa, com a ajuda de um rolo da massa, formando um rectângulo com cerca de 20x30 cm. Por cima espalhe a pasta de canela e enrole a massa como se fosse uma torta (sobre a largura, de modo a ficar com o maior comprimento).
Passo 6
A partir de cerca de 1 cm de uma das pontas, corte o rolo ao meio no sentido do comprimento. Cruze as tiras obtidas, deixando os lados cortados virados para cima.
Passo 7
Una as extremidades de modo a obter um anel e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Tape com um pano e deixe repousar durante mais 15 a 20 minutos.
Passo 8
Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
Passo 9
Numa taça, bata a clara de ovo reservada e pincele a superfície da massa. Salpique com as sementes de sésamo e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.
Passo 10
retire do forno e deixe arrefecer. Sirva polvilhada com açúcar em pó e decorada com as amêndoas.