Começam por chamar atenção pelo seu nome divertido. Os borrachões da Idanha são uma espécie de biscoitos, de formato retangular, tradicionalmente associados às festividades da Páscoa na região de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco. E, apesar de não serem leves, são extremamente viciantes: é difícil comer apenas um!
Numa taça, junte a jeropiga, a aguardente, o açúcar e misture bem.
Passo 2
Deite os 750 g de farinha noutra taça e faça um buraco no meio. Coloque nele os 250 ml de azeite e a mistura que preparou anteriormente. Envolva tudo lentamente até formar uma massa e deixe repousar alguns minutos.
Passo 3
Pincele um tabuleiro de forno com o restante azeite. Estenda a massa numa superfície enfarinhada com a restante farinha, de modo a ficar com a espessura de um lápis (2,5 cm), e corte em retângulos com um cortador de massa e disponha no tabuleiro.
Passo 4
Pré-aqueça o forno a 180 °C.
Passo 5
Pincele os bolos com o ovo batido e diluído no leite e leve ao forno até ficarem dourados, cerca de 30 minutos. O tempo de forno e a temperatura determinarão o resultado final, mais crocantes e secos ou menos secos no interior. Depois de arrefecerem, ficam ligeiramente rijos.
Dica
Se gostar, polvilhe os borrachões com canela antes de irem ao forno.
Conheça a nossa coleção de Doces da Páscoa essenciais.
Resumo nutricional
Por dose e por % do VDR*
Energia
310 Kcal
16%
Gordura
13,7 g
20%
Açúcar
11,9 g
13%
* Valor Diário de Referência: Adulto
Declaração nutricional
Declaração nutricional
1 unidade
Adulto% VDR**
Energia
310 Kcal
16%
Gordura
13,7 g
20%
das quais saturadas
2,3 g
11%
dos quais açúcares
11,9 g
13%
Fibra
1,2 g
5%
Proteínas
3,5 g
** Valor Diário de Referência
Leia atentamente o rótulo dos produtos que usar como ingredientes