Passo 1
Descaroce as tâmaras, corte-as em rodelas e coloque numa taça. Junte o vinho do Porto e a água e leve ao micro-ondas na potência máxima durante 50 segundos. Mexa e reserve.
Passo 2
Unte com manteiga 3 formas redondas de 20 cm de diâmetro, forre os fundos com discos de papel vegetal e volte a untar. Polvilhe com farinha, sacudindo bem o excesso.
Passo 3
Misture os açúcares, junte a manteiga à temperatura ambiente, e bata na batedeira até obter um creme. Separe as gemas das claras, sabendo que vai utilizar 6 gemas e 4 claras.
Passo 4
Numa taça, bata as 4 claras em castelo com o sal. Reserve. Entretanto, sem parar de bater, vá adicionando as gemas ao creme obtido até a mistura estar fofa e cremosa.
Passo 5
Junte a este creme metade da farinha, previamente peneirada com o fermento e o bicarbonato de sódio, e misture com uma espátula até estar bem incorporada. Adicione a mistura de vinho do Porto reservada e misture bem. Envolva delicadamente metade das claras no preparado e depois junte a restante farinha, sem bater.
Passo 6
Adicione as tâmaras e o miolo de noz, grosseiramente picado. Envolva delicadamente, ao mesmo tempo que adiciona as restantes claras batidas em castelo.
Passo 7
Distribua o preparado pelas formas e leve ao forno, pré-aquecido a 170 °C, durante cerca de 25 minutos.
Passo 8
Para o recheio, deite a manteiga de amendoim, o açúcar em pó e o mel na batedeira, junte as natas e bata até a mistura estar cremosa.
Passo 9
Para o toffee, misture o açúcar amarelo, as natas e a manteiga numa caçarola e deixe ferver sobre lume moderado, mexendo frequentemente até a mistura espessar. Retire do lume, junte a flor de sal e deixe arrefecer.
Passo 10
Barre uma das placas de bolo com metade do recheio, por cima coloque outra placa de bolo e barre com o restante recheio. No final coloque o bolo sobre uma rede e regue-o cuidadosamente com o toffee, deixando-o pingar pelas laterais.