Este bacalhau da consoada é um segredo que se reinventa à mesa dos portugueses todos os natais. Preserve as tradições da cozinha simples e cheia de sabores antigos!
Disponha os lombos de bacalhau num tacho, cubra-os com água, junte um dente de alho esborrachado e a folha de louro. Tempere com uma colher de chá de sal e reserve.
Passo 2
Entretanto, separe as folhas de couve, elimine o talo central e coza-as em água a ferver até estarem tenras.
Passo 3
Coloque os ovos e as batatas descascadas noutro tacho, cubra com água e tempere com uma colher de chá de sal. Passados 10 minutos de a água estar a ferver retire os ovos e deixe cozer as batatas por mais 15 minutos ou até estarem tenras.
Passo 4
Aqueça duas colheres de sopa de azeite numa frigideira larga antiaderente, junte os restantes dentes de alho picados e as cenouras já descongeladas. Salteie durante 15 minutos sobre lume moderado.
Passo 5
Ao mesmo tempo, escorra muito bem as folhas de couve e leve o bacalhau ao lume, deixando ferver suavemente durante cerca de 8 minutos, ou até começar a abrir em lasca.
Passo 6
Pique a couve grosseiramente em tiras e adicione-a às cenouras. Tempere com o restante sal e pimenta moída na altura e salteie, mexendo ocasionalmente, até as cenouras estarem tenras. Junte as batatas escorridas e envolva delicadamente.
Passo 7
Coloque os legumes na travessa de serviço e por cima disponha os lombos de bacalhau, sem pele e limpos das espinhas maiores. Regue com o restante azeite e decore com os ovos cozidos cortados ao meio.
Resumo nutricional
Por dose e por % do VDR*
Energia
353 Kcal
18%
Gordura
13 g
19%
Gorduras saturadas
2,5 g
12%
* Valor Diário de Referência: Adulto
Declaração nutricional
Declaração nutricional
Dose
Adulto% VDR**
Energia
353 Kcal
18%
Gordura
13 g
19%
das quais saturadas
2,5 g
12%
dos quais açúcares
10 g
12%
Fibra
6,5 g
26%
Proteínas
29 g
** Valor Diário de Referência
Leia atentamente o rótulo dos produtos que usar como ingredientes