Como ler um rótulo de vinho?
O rótulo ao longo dos tempos
Funcionando como uma ligação entre o produtor e o consumidor, o rótulo é a imagem do vinho e o elemento que fornece toda a informação necessária, para que quem o compre possa fazer uma escolha consciente.
Até à primeira metade do século XIX o vinho era vendido a granel, sendo o próprio vendedor quem assegurava a sua qualidade. Na segunda metade do século XIX a evolução na produção vidreira e na produção de cola permitiu a criação das primeiras garrafas de vinho rotuladas. Após a Segunda Guerra Mundial a rotulagem passou a ser obrigatória, ficando essa obrigação a cargo do produtor.
Mais tarde, a União Europeia criou legislação que veio definir as regras de rotulagem, estabelecendo algumas menções de presença obrigatória no rótulo, outras facultativas. Atualmente, nas marcas mais jovens, há a tendência a recorrer ao contra-rótulo, apesar de não ser obrigatório. No contra-rótulo os produtores complementam a informação sobre o vinho, fazendo referência às castas e à sua origem, ao processo de vindima e às características do vinho.
Para saber o que ler num rótulo de vinho, resumimos tudo nesta infografia.
A marca
Tão simples como o nome do vinho. Há de todos os estilos e feitios.
As castas
Os tipos de uvas utilizados na produção do vinho. Há vinho monocasta, em que é utilizado apenas um tipo de uva; e vinhos multicasta, quando são utilizadas várias castas.
O ano
Refere-se ao ano da colheita das uvas. Ao contrário do que se possa pensar, os vinhos mais velhos não são necessariamente os melhores. A maioria dos vinhos são produzidos para serem consumidos em poucos anos.
A região
É fundamental que a região de origem do vinho esteja bem visível no rótulo.
Denominação de Origem Controlada – DOC
Aplica-se a vinhos produzidos dentro de uma região específica com diversos tipos de controlo.
O teor alcoólico
Normalmente os vinhos têm entre 11% a 14% de teor alcoólico.
Conteúdo líquido
Regra geral, as garrafas utilizadas no engarrafamento do vinho têm 750ml de volume. Edições especiais têm habitualmente volumes mais elevados, como 1 litro ou até mais.
Descrição do vinho
Normalmente o contra-rótulo contém várias informações como:
– dicas de orientação de consumo (“beber gelado” ou “acompanhar com pratos de peixe”, por exemplo), de conservação do produto e do processo de engarrafamento;
– as principais notas de prova e características do vinho;
– referências complementares (Vinho novo, Superior, Escolha, Colheita Selecionada, Reserva, Garrafeira, etc.);
– nome da exploração vinícola, sendo que o vinho tem de provir exclusivamente das suas vinhas;
– nome do enólogo;
– distinções ou menções honrosas ganhas pela marca do vinho
Número do lote
- Seja responsável, beba com moderação.