Verão é sinónimo de futebol, futebol é celebração, e celebração… pede petiscos. Não queremos que chegue o dia daquele jogo especial e a indecisão reine lá em casa sobre o que preparar para comer antes, durante e após o jogo de futebol. Damos-lhe sugestões para todos os momentos do jogo, para que nada falte na altura de festejar entre amigos e família. Saiba quais os melhores petiscos para ver a bola e aprenda como fazê-los com as nossas receitas. Porque jogo que é jogo merece uma bela pestiscada!
Para começar, os snacks
A abrir as hostilidades, nada melhor do que uns pimentos padrón (unos pican y otros non). Fazem-se em cinco minutos na frigideira, não pedem mais do que um fio de azeite e algumas pedras de sal e o seu picante pode ser tão imprevisível como o resultado de um jogo. Em alternativa, pode também usar o pimento nacional. Assá-lo requer mais arte e descascá-lo ainda mais (saiba como descascá-los) e, com a táctica certa, não demora nada a sair uma salada de pimentos para a (sua) mesa do canto.
Os tempos mudam, os telespectadores querem-se em forma e até o vídeo-árbitro é um futuro mais que certo. Se está a fim de snacks mais saudáveis, conte com os sempre magníficos tremoços, autênticos pontas-de-lança isentos de gorduras, baixos em calorias e cheios de proteína. Lave-os bem do sal, tempere-os com vinagre salsa e alho e pode comer à discrição.
Como se vê, não é só em campo que somos criativos. Entre no jogo com umas pipocas feitas com azeite, em vez de óleo, e substitua o sal por alho em pó, queijo parmesão ou orégãos; drible as batatas fritas com uns chips de batata-doce assados no forno; ponha a jeito algumas taças com azeitonas, nozes e amêndoas, ricas em gorduras boas; toste sementes de abóbora no forno e tempere-as com sal, pimenta e azeite; a meio campo exiba um delicioso guacamole feito com abacate maduro e tomate bem temperado; cruze para um nutritivo hummus de grão de bico e, finalmente, chute à baliza com uns decisivos cogumelos recheados. Se houver cartão amarelo, parta para o contra-ataque sem medo: há sempre as saladas frias para esfriar os ânimos.
Brinde à vitória com a melhor selecção
de cervejas e panachés, disponível no seu Pingo Doce
Sabia que a sangria é uma bebida típica da Península Ibérica? A combinação de vinho tinto, sumo com gás, fruta e especiarias ganhou até direito a denominação de origem pelo Parlamento Europeu em 2014, o que faz da sangria a bebida perfeita para acompanhar jogos com equipas internacionais.
Já o panaché, uma mistura de cerveja com uma bebida gasosa, tem origem francesa, uma curiosidade que pode sempre partilhar nos momentos mortos do intervalo. Não esqueça da água e do sumo, para abstémios e crianças, que o importante é festejar e manter-se hidratado.
5 sangrias para os dias de jogo
Os petiscos para a bola não são apenas a famosa trindade prego-bifana-coirato, nem sequer o clássico cachorro-quente. Não é preciso montar rulote, juramos. Basta planear algumas iguarias típicas que o sucesso é garantido.
Comece com umas sempre saciantes empadas de galinha. Em alternativa, prepare umas pataniscas de bacalhau, uns peixinhos da horta ou uns pastéis de polvo. Esqueça os prognósticos antes do jogo e remeta o polvo para onde o seu resultado é mais certo: a salada de polvo. E os tradicionais rissóis? Os mais comuns, sabe-se, são de carne ou camarão, mas se lançar à mesa uns irreverentes rissóis de polvo antes do fim da primeira parte é garantido que entra no intervalo com assinalável vantagem.
Ao intervalo a fome já aperta e é tempo de chamar os reforços. Simplificamos-lhe a tarefa e damos-lhe as receitas de algumas sugestões: pica-pau de veado, de que ninguém vai estar à espera; os inevitáveis pipis e moelas; um pitéu de deixar água na boca, choco frito; e os amados camarões-tigre no forno. Se estiver mais virado para o frango, tente umas asas de frango com malagueta ou um frango com alho e manjericão. Como vê não é preciso muito mais para cozinhar um dia épico em casa, entrem ou não os golos na baliza mais certa.
BANCADA LÁ DE CASA: Veja como ganhar 30 produtos Pingo Doce para preparar os seus petiscos
11 petiscos da tasca para fazer lá em casa
3 COISAS DELICIOSAS PARA COMER ENQUANTO VÊ O JOGO
Pode ter tantas estações quantos forem os convivas à mesa. Surpreenda com uma saborosa pizza caseira.
Menos tradicional, mas porque não? O mais prático é comprá-lo já feito no sushi-bar do Pingo Doce em Telheiras
Pode seguir a nossa receita ou pode comprar o pão da avó Pingo Doce, cozido em forno de lenha e disponível nas nossas padarias
E CLARO… A SARDINHA NÃO PODIA FALTAR
Junho é o mês da sardinha, e os portugueses comem cerca de 35 milhões durante o Verão, segundo os cálculos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Já foram muitas mais, mas o número ainda impressiona. A tradição manda que se comam simples, ao sal, com batata cozida e pimento, ou inteiras em cima de uma fatia de pão.
E que tal juntar sardinhas e pão e criar algo prático para comer em frente à TV, como um original pão de sardinhas? Não cai o peixe, não espirra o molho e até se aconchegam melhor os sabores. Outra alternativa são as bruschettas de sardinhas.
Após o apito final…
As sobremesas