Bacalhau
Especialistas há 40 anos, fazemos chegar à sua mesa, todos os dias o melhor bacalhau. Fiel amigo das suas receitas e perfeito para todas as ocasiões. Saiba mais sobre a origem, características do bacalhau e descubra os segredos e dicas de como: escolher, conservar, demolhar, cozer, cortar e servir na perfeição!
O bacalhau Pingo Doce
É das águas cristalinas da Noruega e da Islândia que trazemos o bacalhau Pingo Doce. Selvagem e salgado ainda fresco, é um bacalhau de sabor intenso com lascas perfeitas e soltas. Conheça as características das duas variedades que vão aquecer as refeições mais animadas e memoráveis da sua mesa.
Bacalhau da Noruega
O clássico dos clássicos
- Peixe selvagem
- Salgado a partir de peixe fresco
- Peixe “atleta” percorre distâncias longas, mais musculado
- Textura firme que se solta em deliciosas lascas tenras cor de palha
- Cura tradicional
Bacalhau da Islândia
A excelência dos excelentes
- Peixe selvagem
- Salgado a partir de peixe fresco
- Peixe “sedentário” percorre distâncias curtas e por isso tem tem maior índice de gordura
- Verdadeiros lombos altos, brancos, saborosos e fáceis de lascar
- Cura tradicional
Na hora de comprar
Estima-se que o bacalhau já nade nas águas frias do Atlântico – onde o “nosso” bacalhau é apanhado – há 120 milhões de anos. No entanto, foi no século XIV que os portugueses começaram a pescá-lo no Atlântico Norte. Como a viagem podia demorar meses, salgar e secar o bacalhau era a única forma de o conservar. Hoje, a tradição mantém-se, apesar das possibilidades de conservação terem evoluído muito.
Na hora de escolher o bacalhau há uma série de características que fazem toda a diferença. Tome nota:
Pegue no peixe pelo cachaço e confirme que não dobra, sinal de boa secagem
Passe a mão pela pele. Se não provocar uma sensação de “colagem” é sinal que está limpo
Verifique que tem uma cor dourado-palha, o que quer dizer que está curado
Sabe cortar o bacalhau?
Há receitas para todas as partes do bacalhau. Em postas, lombos ou lascas, saiba como cortar o bacalhau, aproveitar tudo, sem desperdiçar nada.
Receitas com bacalhau
Diz-se que há 1001 maneiras de cozinhar bacalhau. Em postas, lombos ou aparas as receitas variam na preparação, nos condimentos e no gosto pessoal. Seleccionámos algumas das melhores receitas com bacalhau, de sabores autênticos e originais, para saborear da melhor forma o bacalhau Pingo Doce.