Como descascar abacaxi e ananás
Há poucas frutas mais refrescantes e deliciosas do que um ananás ou abacaxi maduro, doce e cheio de sumo. O melhor destas frutas é que tanto podem ser entrada, sobremesa e, até, acompanhamento de verão, com carne grelhada. Bonito e exuberante, o ananás, ou abacaxi, pode ser um desafio na hora de descascar. Aprenda a descascar abacaxi e ananás em seis passos fáceis.
Ingredientes
Preparação
Preparação
Passo 1
Corte o topo do ananás.
Passo 2
Repita o corte na base.
Passo 3
Com cuidado, vá cortando a casca verticalmente, em volta do ananás.
Passo 4
Para tirar o caroço do fruto, corte o ananás em quartos (dois golpes em cruz).
Passo 5
Com a faca corte a parte interior do fruto.
Passo 6
Do lado esquerdo tem o ananás às rodelas, com o caroço que, na verdade, é comestível e cheio de vitaminas. Do lado direito está o ananás em quartos, sem o caroço.
Saiba mais
O ananás (ou abacaxi) é natural do Brazil e do Paraguai e foram os índios que a espalharam pelo resto da América do Sul, bem como pela central e ilhas mais próximas. Quando Cristóvão Colombo chegou à América, já encontrou ananases na ilha de Guadalupe. Foi ele que os levou para Espanha, iniciando também um costume que salvou a vida de muitos marinheiros: o ananás passou a ser transportado nos barcos para evitar o escorbuto (doença provocada pela carência grave de vitamina C).
Em 1660 chegou a Inglaterra e em 1720 passou a ser cultivada em estufas por todo o país, apesar de ser um fruto tropical. Em Portugal, a maior produção de ananás vem dos Açores. Mais técnicas
Ver todas