Como fazer molho Béchamel
Para fazer béchamel não precisa de ser um chef mas é muito importante deixar a farinha cozer para que o molho não fique com sabor a cru. Este é um molho fácil e económico: só precisa de farinha, manteiga, leite e alguma destreza de pulso, uma pitada de noz moscada para temperar e fica com um molho cremoso de sabor adocicado, perfeito para envolver carne ou peixe. E até legumes! Saiba como fazer molho béchamel em 15 minutos.
Ingredientes
Preparação
Preparação
Passo 1
Comece por derreter a manteiga num tacho.
Passo 2
Junte a farinha.
Passo 3
Mexa de imediato com uma vara de arames e deixe cozer uns segundos.
Passo 4
Vá juntando o leite aos poucos, sem parar de mexer.
Passo 5
Vá mexendo sempre para que não forme grumos, até engrossar.
Passo 6
Quando estiver na consistência que desejar, tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Deixe cozer mais uns segundos e está pronto.
Saiba mais
Juntamente com a maionese, o molho Béchamel é dos mais antigos da cozinha e, por isso, difícil de descobrir a sua origem.
Para os franceses, o Béchamel é um dos "molhos mãe", um dos principais molhos que serve de base a uma série de outros.
Há muitas teorias sobre a criação do Béchamel, um molho aveludado feito a partir de farinha, leite e manteiga, no entanto, a mais credível é a que atribui a criação do molho ao chef francês Francois Pierre de la Varenne (morreu em 1678), um dos principais percursores da chamada e conhecida alta cozinha francesa, juntamente com Vatel, criador do chantillly.
O nome Béchamel terá sido uma homenagem ao marquês Louis de Béchamel, um financeiro muito próximo do rei francês Luís XIV , que viveu entre 1630 e 1703. Mais técnicas
Ver todas