O capão e a tradição centenária
Carregado de séculos de história, o capão é uma ave distinta, de carne muito saborosa. Tradicionalmente consumida de novembro a fevereiro, é no Natal que tem maior destaque em algumas regiões do país, especialmente em Freamunde.
Começamos pelo início: o que é o capão? Também conhecido por galo capão, é um frango castrado antes de atingir a maturidade sexual e abatido com uma idade mínima de 140 dias.
As práticas de criação tradicionais do capão, bem como a sua alimentação à base de cereais e pastagens naturais, conferem-lhe uma carne suculenta e de sabor incomparável.
As características distintas do capão
Por não ter crista nem barbilhão (saliência carnosa por baixo do bico de certas aves), o capão é facilmente reconhecido entre os frangos e as galinhas. Mais pesado, com peito largo e maior massa muscular, apresenta uma pele fina e lisa com uma inconfundível penugem vermelha.
A castração promove o crescimento do animal, resultando numa carne mais macia e saborosa. Para alcançar o porte ideal, esta ave requer cuidados rigorosos durante toda a sua vida.
Além da alimentação, é essencial que a técnica de castração seja precisa para evitar que o capão se torne “rinchão”, ou seja, mal castrado. Neste caso, é notório o desenvolvimento da crista ou a mudança da cor do pescoço, e a sua carne perde qualidade.
Em carcaça, o capão tem uma cor amarelada e a pele mantém-se lisa e fina. A sua carne branca é suculenta e muito macia, características que a diferenciam das aves comuns.
Benefícios nutricionais
Além do sabor e textura, a carne de capão destaca-se pela sua relevância nutricional. Rica em niacina, contribui para a redução do cansaço e da fadiga, para o normal funcionamento do sistema nervoso e para um desempenho mental normal, entre outras funções.
A própria niacina, o fósforo e as vitaminas B5 e B6 presentes nesta ave promovem o normal metabolismo produtor de energia, facilitando a transformação das proteínas, gorduras e hidratos de carbono em energia a ser usada pelas células.
Tradição e importância cultural
A origem do capão não é certa, mas há uma lenda que se destaca. Diz-se que, na Roma Antiga, o cônsul Caio Cânio criou uma lei que bania a produção de galos, devido ao barulho que faziam todas as madrugadas. Assim, os produtores precisaram de se adaptar à nova legislação, e começaram a castrar os galos, resultando no que conhecemos hoje como capões: aves maiores, mais calmas e de carne mais saborosa.
O famoso Capão de Freamunde
Em Portugal, a arte de capar remonta à Idade Média e foi transmitida de geração em geração, especialmente na região de Freamunde, em Paços de Ferreira. Nesta altura, o capão desempenhava um papel relevante na economia local, sendo frequentemente usado como moeda de troca em pagamentos de dízimas e impostos.
A Feira dos Capões, realizada desde o século XV e oficializada por D. João V em 1719, celebra esta tradição, anualmente, a 13 de dezembro, no Dia de Santa Luzia. Um evento que atrai muitos visitantes e que reforça o estatuto do Capão de Freamunde como um símbolo cultural da região. A sua produção é regulamentada e recebeu, em 2015, o selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP), pela Comissão Europeia.
O Capão de Freamunde é criado exclusivamente para a produção de carne de alta qualidade, mas, como nos diz a história, significa muito mais do que isso.
O capão na mesa de Natal
O Capão à Freamunde é um prato tradicional, principalmente consumido entre novembro e fevereiro, tendo especial destaque na mesa da consoada. No Alentejo, também é costume comer capão no forno com arroz, logo após a Missa do Galo.
Celebrado num concurso gastronómico anual homónimo que envolve os restaurantes locais, o Capão à Freamunde é um símbolo das festividades.
As batatas rústicas e o molho de manteiga são o acompanhamento ideal desta receita que reúne famílias à volta de uma mesa tão única e autêntica. Para criar um contraste de sabores ainda mais irresistível, adicione uma salada fresca e um molho de mostarda.
Para cozinhar um galo capão no forno de forma perfeita, há alguns truques que deve conhecer.
Torne a carne de capão ainda mais suculenta e saborosa, seguindo estes passos.
-
01Escolha um capão com peso adequado. Aconselhe-se com um especialista do nosso talho.
-
02Faça uma marinada com alho, cebola, azeite, ervas finas e vinho branco.
-
03Deixe-o marinar por um mínimo de 12 horas.
-
04Preaqueça o forno a 180 ºC e coloque o capão num recipiente próprio, cobrindo-o com papel-alumínio para não ressecar. Em média, um capão de 3kg leva cerca de 2 a 2,5 horas para ficar no ponto.
-
05Regue o capão com o próprio caldo a cada 20 minutos.
-
06Retire o papel-alumínio nos últimos 30 minutos.
-
07Quando o retirar do forno, deixe-o repousar por alguns minutos antes de servir.