Cabrito: carne tenra e tradicional
Cabrito assado é sinónimo de família reunida, alegria, cheiros e emoções. Não é para menos. Este é o prato principal em muitas casas portuguesas no dia de Natal. Saiba mais sobre uma das carnes mais apreciadas da gastronomia nacional.
Saboroso, tenro e saudável, o cabrito é presença assídua nas casas portuguesas todo o ano. Em épocas festivas, quando a família se reúne à mesa sem hora marcada, esta iguaria ganha outro relevo, especialmente nas zonas do Norte e do Centro do País.
A sua textura macia e palato suave conferem-lhe uma aura distinta das restantes carnes vermelhas. Além de ser um prato típico servido em celebrações tradicionais, o cabrito tem um simbolismo religioso e cultural, pois representa a pureza e a renovação, temas que estão profundamente ligados ao espírito do Natal.
Características e benefícios nutricionais do cabrito
Cabrito é o nome dado à cria da cabra quando este tem até três meses. A textura desta carne é suave e “amanteigada”, o que faz as delícias dos apreciadores. Estas são características que se devem ao processo de criação cuidado e tradicional.
Alimentados quase exclusivamente a leite materno até ao momento do abate – que ocorre entre as 6 e 8 semanas de vida, quando o animal atinge entre 8 e 11 quilos –, os cabritos recebem uma nutrição perfeita, que contribui para uma carne mais suave e com menor teor de gordura.
A carne de cabrito é fonte de vitaminas do complexo B. Como, por exemplo, a vitamina B2 que contribui para a manutenção de uma visão saudável e a vitamina B6 que apoia no bom funcionamento do sistema imunitário . Além disso, é rica em minerais como o zinco, fósforo e potássio.
3 dicas para comprar e preservar a carne de cabrito
Para aproveitar ao máximo as características da carne de cabrito, deve assegurar a sua qualidade e frescura, desde o momento da compra até à preservação em casa.
1. O corte
Quando se dirigir ao talho, peça para que o cabrito seja cortado conforme a receita que pretende preparar.
O corte pode influenciar a confeção do prato, mas também a sua conservação. Por exemplo, pedaços de carne de cabrito mais pequenos deterioram-se mais rápido. Sempre que possível, opte por cortes maiores, especialmente se não a cozinhar logo, pois assim prolonga a frescura.
2. A conservação
Se não cozinhar a carne imediatamente, guarde-a no frigorífico, num recipiente fechado, para preservar o frescor e evitar que se degrade. A temperatura ideal de armazenamento situa-se entre 0°C e 3°C.
Se precisar de armazenar a carne de caprino jovem por períodos mais longos, deve colocá-la no congelador. Certifique-se de que está bem embalada, para evitar queimaduras e preservar melhor o sabor.
3. A descongelação
Ao tirar a carne do congelador, coloque-a no frigorífico com a antecedência necessária para evitar a perda de nutrientes e a proliferação de bactérias.
Como cozinhar
Na gastronomia portuguesa, o cabrito pode comer-se guisado, estufado, grelhado ou ensopado, temperado com especiarias que complementam o sabor suave da sua carne. Porém, o cabrito assado no forno é a forma mais tradicional de confecionar esta iguaria que, para ficar no ponto, requer alguma preparação, tal como veremos a seguir.
Sente-se inspirado para confecionar cabrito no forno nesta quadra natalícia? Teste algumas das receitas tradicionais do Pingo Doce. Pode experimentar a receita de cabrito assado à antiga ou inovar ao adicionar castanhas e legumes à preparação. Nesta versão, a adição de castanhas e vinho da Madeira confere um toque adocicado que torna o prato ainda mais único, especialmente em celebrações festivas como o Natal.
Como aproveitar as sobras de cabrito
A carne de cabrito é uma das mais versáteis na gastronomia portuguesa. Se não utilizou a totalidade do cabrito ou a refeição não foi totalmente consumida, sugerimos deliciosas formas para reaproveitar esses pedaços de carne e impressionar os convidados.
Utilize os restos de carne confecionando croquetes de cabrito, ideais para servir como petisco ou entrada.
Para uma refeição rápida ou um lanche mais substancial, pode elaborar uma bola de carne com as sobras ou fazer um strudel com recheio de cabrito e legumes. Se pretende realizar uma refeição mais completa, aventure-se numa empada de cabrito. Acompanhe com uma salada e faça as delícias dos seus convidados.
Outras receitas com cabrito
Além do cabrito assado no forno – um clássico da gastronomia portuguesa -, existem outras formas de confecionar este ingrediente.
Combine influências mediterrâneas com as marroquinas e aventure-se numa tagine de cabrito. A carne é cozinhada lentamente numa tagine com uma mistura de especiarias e legumes variados, absorvendo todos os sabores e criando um prato suculento e aromático.
Os dias de calor pedem refeições mais leves. Nestas ocasiões, experimente o cabrito grelhado com mel, uma combinação de sabores que realça o lado doce desta carne. Acompanhe com vegetais grelhados ou uma salada fresca.
Se quer servir uma refeição colorida, o cabrito salteado é a receita perfeita. A carne é cozinhada em pedaços, com azeite, tomate cherry, ervilhas e ervas aromáticas, que resulta num prato leve e saboroso.
Em ocasiões especiais, a perna de cabrito com mostarda e pesto de hortelã é capaz de impressionar qualquer convidado. Nesta receita, a perna de cabrito é temperada com mostarda e depois cozinhada no forno, enquanto o pesto de hortelã traz uma nota refrescante ao prato.
Cabrito à mesa no Natal e na Páscoa, uma longa tradição
A cabra foi um dos primeiros animais a ser domesticado pelo ser humano, por volta do ano 7000 a. C., no Médio Oriente. A sua popularidade como animal de criação deve-se à sua polivalência – fornecem carne, leite e pele – e adaptabilidade a climas e a territórios diferentes.
Em Portugal não há festa de família que não tenha cabrito. Seja no Natal, na Páscoa ou até no Ano Novo, é bastante comum que no centro da mesa esteja um tabuleiro com o apetitoso cabrito e as batatinhas assadas.
Procura receitas deliciosas para preparar cabrito neste Natal? O Pingo Doce tem opções para todos os gostos. Desde o tradicional cabrito assado no forno até às opções mais criativas, há sempre algo para agradar o seu paladar. Explore as nossas sugestões de cabrito e surpreenda-se com pratos saborosos e fáceis de preparar.