Pera, muito popular entre os portugueses
Consumida desde a Idade da Pedra, a pera é um dos frutos mais populares no mundo, no geral, e em Portugal, em particular. Muito nutritiva e pouco calórica, resulta em excelentes sobremesas.
A pera é o quarto fruto mais consumido em Portugal e, ainda que existam vários tipos, a mais conhecida é a pera Rocha, principalmente a da zona Oeste. Nutritiva, pouco calórica e repleta de água, faz parte da alimentação de muitos portugueses.
Origem da pera
Pensa-se que a pera já era consumida na Idade da Pedra. Há registos do seu consumo na China em 5000 a.C., mas só no séc. XVII é que se tornou popular e apreciada na Europa.
Tipos de pera e o caso específico da pera Rocha do Oeste
Há vários tipos de peras em Portugal: a São João, a Pérola ou a Carapinheira, todas doces e saborosas. Ainda assim, a pera Rocha é, de facto, a mais popular — aliás, é tão importante no nosso país que, em 2014, a Associação Nacional de Produtores da Pera Rocha criou a primeira confraria alusiva a um fruto.
Tem uma polpa branca, firme, doce e ligeiramente granulosa. Quando está mais verde, é mais crocante. Quando está madura, adquire um tom amarelo, tornando-se mais doce, macia e sumarenta.
Com a certificação DOP – Denominação de Origem Protegida, na base do nome está Pedro António Rocha. Em 1836, descobriu-se na propriedade deste homem, em Sintra, uma pereira de frutos invulgarmente saborosos e de qualidade. Hoje, a pera Rocha do Oeste é produzida na orla marítima da zona Oeste, de Sintra até Leiria. Os principais concelhos produtores são Cadaval, Bombarral, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Alcobaça, Lourinhã, Óbidos e Mafra.
Na zona do Oeste, a apanha da pera Rocha inicia-se em agosto. Continua a ser feita do modo tradicional e à mão: agarrando o fruto e inclinando-o ligeiramente no sentido lateral. A época alta da colheita é entre agosto e setembro.
Nas lojas Pingo Doce, encontra:
- Pera Rocha: quantidade de produção mais expressiva, a sua campanha inicia em agosto;
- Pera conference: é uma pera de inverno e a sua campanha é de outubro a março;
- Pera Moretini: campanha entre julho e setembro;
- Pera Joaquina: produzida apenas no norte do país, com campanha nos meses de julho e agosto.
A conservação da pera
A pera amadurece melhor depois de colhida e tem uma enorme capacidade de conservação. Além disso, é bastante resistente ao manuseamento, pelo que se adapta na perfeição aos sistemas modernos de distribuição.
Se não as consumir logo após a compra, guarde-as no frigorífico para que dure mais tempo.
As receitas com pera
Por ser um ingrediente versátil, adapta-se a diferentes pratos, mas é particularmente usada em sobremesas ou ao natural, como snack entre refeições.
Pode, por exemplo, aprender a fazer peras gratinadas com queijo, enriquecidas com mel, vinho do Porto e frutos secos. Outra deliciosa alternativa é preparar peras salteadas, uma receita com morangos e nozes, que transforma este fruto numa sobremesa original — ou, até mesmo, numa entrada criativa.
Mas há várias outras opções. Por que não um flan de peras, uma receita ótima para aproveitar aquelas peras mais maduras, mas cheias de sabor? Fácil, rápido e sem desperdício. Há ainda as peras bebedas, cozidas numa calda com açúcar, especiarias e, neste caso, vinho do Porto, ou as peras folhadas, uma ótima alternativa com recheio de chocolate para os frutos que estão a ficar castanhos ou moles.
Pode também usar este fruto para uma salada de pera grelhada e romã, uma refeição principal cheia de frescura e sabor, que inclui lascas de queijo e pedaços de noz, ou uma salada de pera com queijo da ilha, uma entrada perfeita. E um frango com pera Rocha? Uma receita muito leve e saudável, com aromas quentes e deliciosos.