Dourada, o peixe que todos gostam
Com elevado teor de proteína, a dourada é uma excelente fonte de vitaminas B12 e D, que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário, entre outras funções. Saiba mais sobre este peixe, popular entre os portugueses.
A dourada é um dos peixes que os portugueses mais gostam, por ser de fácil preparação e consumo, além de muito nutritiva. Grelhada ou no forno, são muitas as receitas que a incluem.
É um peixe com alto teor de proteína e vitaminas D e B12, que, entre outras funções, favorece o normal funcionamento do sistema imunitário. Assegura também uma quantidade significativa de vitamina B6, tiamina e niacina, contribuindo, por isso, para o normal funcionamento do sistema nervoso e para uma normal função psicológica.
Os usos culinários
Selecionado o melhor peixe, é só comer. Grelhado ou no forno, acompanhado com batatas assadas, legumes ou arroz, trata-se de um alimento muito fácil de cozinhar.
Saiba como confecionar peixe e experimente algumas das nossas melhores receitas com dourada, como a dourada escalada no forno, dourada com funcho grelhado, dourada com molho de maracujá, dourada braseada com molho de salsa ou dourada com molho vilão e milho cozido.
Dourada Nacional: aquacultura de mar na costa da Madeira e Algarve
A dourada nacional do Pingo Doce é criada em mar aberto, em aquacultura, nas águas límpidas do oceano Atlântico, na costa da Madeira e no Algarve. Saiba mais sobre a dourada da costa da Madeira.
Com o consumo global de peixe a duplicar desde os anos 60 e a estimar-se que a população mundial continuará a crescer até aos 9 mil milhões em 2025, tornou-se necessário procurar outros caminhos para proteger algumas das espécies mais consumidas. Promovida pelo Grupo Jerónimo Martins, através da Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA), a aquacultura é uma das alternativas, que permite fornecer peixe fresco criado no seu ambiente natural e de forma sustentável.
Não sendo retirado de populações selvagens, o peixe de aquacultura de mar assegura a sustentabilidade dos stocks selvagens, ao mesmo tempo em que cresce no seu habitat natural, em zonas abertas com boa profundidade e dispersão de nutrientes.
A JMA assegura que cada peixe que chega ao Pingo Doce não só é criado com respeito pelo bem-estar animal e pelo ecossistema marinho, como também goza da máxima frescura e qualidade — para isso, os principais fatores tidos em atenção são: o local de produção, uma alimentação que responda a todas as necessidades nutricionais do peixe, uma rápida e eficiente captura, um processo adequado de embalamento e entrega nas lojas.
Descubra mais sobre a dourada da costa da Madeira e sobre a política do Pingo Doce de pescado sustentável.