Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Fechar pesquisa
O Meu Pingo DoceO Meu Pingo Doce

Como não desperdiçar comida

Como não desperdiçar comida
O lema “quase tudo pode ser aproveitado” não é exagero. De cascas a talos, tudo na comida pode ser utilizado de forma a reduzir o desperdício alimentar e a melhorar as suas receitas. Veja as nossas dicas e nunca mais desperdice nada.
Link copiado

Combater o desperdício alimentar é uma obrigação de todos. Podemos começar por não deixar comida no prato, durante as refeições, mas isso não é suficiente. Há muitas e criativas formas de aproveitar partes de alimentos que, muitas vezes, consideramos resíduos e que acabamos por deitar no lixo. Casca de cebola? Espinhas e pele de peixe? Raspas de cenoura e legumes? Tudo pode ser utilizado. Desde caldos a pestos, sopas e chás, na cozinha nada se desperdiça, tudo se transforma.

Aponte estas ideias e nunca mais desperdice nada.

Caldos

Em vez de fazer um caldo de legumes ou de carne só com a cebola, experimente juntar também as cascas. O resultado é um caldo quase dourado que dá gosto e pode usar depois, seja num arroz ou num estufado. O caldo é também uma ótima forma de aproveitar os caules dos coentros, os restos do alho-francês, as cenouras que já começaram a “envelhecer”, as partes do frango que não quer cozinhar, como as asas ou o pescoço. Junte tudo e leve a lume brando durante duas horas. Pode fazer uma boa quantidade e depois congelar em couvettes ou nos típicos sacos de gelo.

Cascas e topos de beterraba

A beterraba é um corante natural e tudo em que toca fica com uma tonalidade rosa vibrante. Em vez de deitar fora a casca e os topos deste vegetal, use-os para colorir comida e surpreender os seus convidados ou família. Pode fervê-los em água e fazer uma espécie de caldo para colorir os alimentos. Vai ver que os mais novos vão delirar com um arroz ou massa cor-de-rosa.

Topos de cenoura e de rabanetes

Os topos das cenouras e dos rabanetes são ótimos para juntar à preparação de um pesto. Junte pinhões, manjericão e azeite. Triture tudo, coza uma bela pasta, junte tudo e delicie-se.

Pés dos brócolos

Sabemos que parte do encanto dos brócolos é o facto de parecerem árvores pequeninas. No entanto, não há razão para não aproveitar aqueles troncos e pés mais grossos. Em vez de os deitar fora, aproveite-os e faça sopa. E se forem cortados em tiras e cozinhados a uma temperatura constante, ficam tenros e muito saborosos. Palavra de especialista. Pode sempre congelá-los e utilizá-los mais tarde.

Cascas de gengibre

Fervidas em água fazem um chá saboroso e ótimo para as constipações. Junte um pouco de mel e tem a bebida perfeita. Para beber quente ou fria.

Cascas de laranja

Antes de usar a laranja, raspe a casca (com um ralador muito fino) e use-a para dar mais sabor a massas ou vinagretes. Se só se lembrar de aproveitar a casca depois de a tirar, experimente fazer um xarope: partes iguais de água e açúcar num tacho, cascas lá para dentro, deixe ferver mexendo de vez em quando. Assim que levantar fervura, desligue e deixe arrefecer. Depois, tire as cascas e use o xarope como quiser (para adoçar chá, sumos, ou para enriquecer marinadas de carne para churrasco, por exemplo).

Caules de ervas aromáticas

Nunca mais deite fora os caules dos coentros ou da salsa: junte-os ao pesto, para um sabor mais rico, deite-os no caldo de legumes ou galinha, junte-os ao arroz malandrinho que vai fazer para o almoço. Lembre-se de os tirar antes de servir, claro.

Ossos

Está a olhar para o osso que sobrou do assado que fez ao jantar e tem pena de o deitar fora? Não deite. Faça um caldo de carne para usar depois noutras receitas (basicamente pode usar estes caldos em tudo o que levar água). Junte os tais restos de legumes crus que não costuma aproveitar, tempere a gosto e deixe cozinhar em lume brando durante duas horas.

Dica
O “desperdício zero” é uma forma prática de cozinhar com os ingredientes que sobraram de uma refeição. Conheça as nossas receitas e sobremesas sem desperdício alimentar. Aproveite tudo e não desperdice nada! Saiba como aproveitar pão duro, como tirar o máximo de sumo dos citrinos, como aproveitar as cascas dos citrinos.
Receba novas receitas todas as semanas
Subscrever newsletter
Já tem a sua revista Sabe Bem?
Comprar revista
De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde

É tão bom
encontrar-nos assim.

Em qualquer lado.

Encontre-nos em: