Como cozinhar ovos de diferentes formas
Ovos Mollet
“Macio” ou Mollet em francês, é um ovo cozido em água com casca, durante uns minutos. A clara deve estar intacta e a gema espessa, ainda líquida.
Ovos, água e sal.
Ferva a água temperada com sal e coloque os ovos suavemente para que não partam e cozinhe por 5 minutos. Retire os ovos da água e coloque-os numa taça com água e gelo ou debaixo de agua fria corrente para que arrefeçam rapidamente e não continuem o processo de cozedura. Descasque o ovo cuidadosamente para que não quebre a clara. O ovo terá uma textura mole e delicada, com a gema ainda liquida. Passe o ovo por farinha, ovos batidos e pão ralado, na sequência referida. Frite os ovos durante 1 minuto em óleo abundante a 220º C.
Ovos Benedict
Cozinhados em água quente sem casca e dentro de uma concha de sopa, os ovos Benedict devem ficar com clara cozida e a gema líquida.
Ovos, água, sal, vinagre e manteiga clarificada.
Ovo escalfado
Ferva água temperada com sal e vinagre. Abra o ovo para um copo ou tijela pequena, adicione vinagre e deixe criar uma película no ovo. Com o auxilio de uma vara de arames forme um remoinho na água e adicione o ovo enquanto água está a girar. Deixe o ovo cozinhar durante 5 minutos, sem deixar a água ferver no máximo. Retire o ovo com o auxilio de uma escumadeira.
Molho holandês
Reduza o vinagre de vinho branco com estragão, adicione as gemas de ovo à redução de vinagre. Cozinhe em banho-maria, envolvendo constantemente até à temperatura de 63º C. Retire do lume e emulsione com manteiga clarificada.
Para montar, siga a seguinte ordem:
Fatia de pão torrado, fiambre ou bacon, ovo escalfado e molho Holandês.
Omelete
Simples ou recheada a omelete é feita com ovos batidos e pode ser servida de várias formas e tamanhos. A consistência ideal é fofa e suave.
Ovos e manteiga.
Abra 3 ovos para um recipiente , tempere com sal e pimenta e bata com uma vara de arames ou um garfo. Coloque uma frigideira ao lume e adicione uma noz de manteiga e deixar criar espuma sem ganhar cor. Verta os ovos e misture com o auxilio de uma espátula. Deixe cozinhar em lume brando até ganhar uma película no fundo da frigideira. Incline a frigideira para a frente com o auxilio da pega e comece a enrolar com uma espátula. Para facilitar o processo dê suaves pancadas no cabo para que a omelete deslize na frigideira. A omelete não deve ganhar uma cor acastanhada e deve ter o interior cremoso.
Ovos de codorniz
De sabor similar aos ovos de galinha, os ovos de codorniz são pequenos e delicados. Ideais para adicionar a saladas ou para preparar conservas.
Ovos e sal.
Ferva água temperada com sal e adicione os ovos suavemente para que não quebrem. Cozinhe os ovos durante 5 minutos. Retire os ovos da água e meta-os numa taça com água e gelo ou debaixo de agua fria corrente para que arrefeçam rapidamente e não continuem o processo de cozedura. Rode os ovos no topo da tábua de corte ou da bancada com ligeira pressão para que a casca estale. Descasque o ovo debaixo de água corrente para facilitar o processo.
Ovo estrelado
Clara levemente tostada, a gema mole e suculenta este é o ovo estrelado perfeito. Fácil e versátil para qualquer refeição.
Ovos, azeite ou óleo vegetal.
Coloque uma frigideira antiaderente ao lume e adicione a gordura, azeite ou óleo vegetal. Adicione o ovo sem deixar a gordura aquecer demasiado para não criar bolhas no ovo e deixe cozinhar em lume brando. Retire o ovo quando a clara estiver cozinhada, com a ajuda de uma espátula.